Apoios

Acção pelo Futuro dos Estudantes de Medicina

Na próxima Quinta-feira, dia 31 de Maio, os estudantes de Medicina vão mobilizar-se e expressar, de forma simbólica, a sua posição relativamente à situação da formação médica.

Junta-te a nós na defesa do Internato Médico! Temos transporte planeado com saída da FMUP às 11:30h, estando incluído o almoço. Haverá também justificação de faltas. Por questões logísticas (para reservarmos autocarros e tratarmos do almoço), pedimos que caso estejam interessados em ir se inscrevam na Lina ou no site da AEFMUP.

Queremos mostrar quem somos e quantos somos. Vamos reunir-nos à porta do Ministério da Saúde, e criar uma “simbólica” fila de espera pelo internato médico. Vamos relembrar ao Governo o que é esperado do Ministério da Saúde no que diz respeito à formação. Espera-se qualidade e espera-se acesso.

Com esta acção, pretendemos chamar a atenção da opinião pública para a realidade da formação médica:

  • Só se é médico completo com um internato (=especialidade) após o curso de Medicina;
  • Quando acabamos o curso, não completamos ainda a nossa formação, somos “pré-médicos”;
  • Sem o devido planeamento, um aumento no número de vagas para os cursos de Medicina, não significa mais médicos no País.”

“Encontra-se disponível na tua Associação (na Lina) uma Petição da ANEM pelo planeamento integrado da formação em Medicina, de modo a promover a adequação das capacidades formativas das Escolas Médicas às capacidades formativas pós-graduadas (internato médico). Se conseguirmos chegar às 4000 assinaturas, o documento será apresentado e discutido  na Assembleia da República. O teu contributo é essencial para atingirmos este objectivo e conseguirmos alertar para a importância de umensino médico de qualidade e para a mais valia de um Internato Médico na formação profissional. Toma parte na definição do teu futuro enquanto Médico! Passa na AE e assina a petição.

Comments are closed.